3ª Dica de Musculação para Ciclistas

3ª Dica de Musculação para Ciclistas

Olá pessoal,

Vamos a nossa terceira dica de musculação, caso você não tenha visto as 2 primeiras dicas leia aqui:

1ª Dica de musculação – https://goo.gl/yUyp7R

2ª Dica “Musculação para membros superiores” – https://goo.gl/uYRQ13

Em nossa terceira dica de treinamento de musculação, optei por falar da região que é nosso “centro de gravidade”.
Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. Esta que é responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todas as ações de nosso corpo, e obviamente, não diferente no ciclismo.

Entre os inúmeros exercícios conhecidos e praticados em academias, existe um treinamento desde a década de 90 que é muito útil, e agora com o grande avanço do Pilates e do Treinamento Funcional está novamente em evidência.

 

É o Treinamento do CORE.

A palavra Core vem do Inglês, que significa “centro” , “núcleo”. Como comentei anteriormente este grupo é responsável por manter a estabilidade do nosso corpo, logo, nosso “centro de gravidade”. Para o ciclismo tem muita valia tal treinamento, pois na região do quadril definimos seu equilíbrio no controle das rotações e inclinações laterais. Sem este controle há reflexos na região da coluna lombar que costuma ser muito acometida com incômodo e dores nos atletas. Esse trabalho é definido pelo treino nos músculos estabilizadores. Eles controlarão o movimento excessivo, fixando a articulação para trazer estabilidade e alinhamento no movimento. O produto desse controle, alinhamento e estabilidade será uma importante economia de energia, potencialização dos movimentos de membros inferiores e superiores através do apoio de uma plataforma com um tronco forte.

Exercícios:

– Reto abdominal;
– Hiperextensão de lombar;
– Abdominais oblíquos;
– Prancha decúbito ventral;
– Prancha decúbito lateral;
– Abdominal remador;
– Abdominal nas paralelas
– Elevação pélvica;
– Burpees;
– Kettlebell Swing;
– Loaded Carries.

É importante salientar que, antes de iniciar qualquer atividade física, procure um ambiente com profissionais qualificados e regularizados pelo Conselho de Educação Física de sua região (UF), assegurando ainda mais a periodização de seu treino.

RAFAEL JANDRE
Cref/SC 12812

Fone: (47) 3395-0999

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