Close

29 Novembro, 2017

Dicas de Musculação para ciclistas

Dicas de Musculação para ciclistas com Rafael Jandre  – Academia Elemental

Iniciamos hoje uma parceria entre o Desafio dos Rochas e a Academia Elemental, com dicas de musculação para bikers.

Estas dicas serão divididas de acordo com os grupos musculares mais exigidos nesta modalidade, sempre respeitando a individualidade do praticante, sendo ele criança, adolescente ou idoso.

Sabe-se que ciclistas usam muito o trabalho aeróbico em seus treinos e competições, porém, erram muitas vezes ao ignorar o trabalho de força (musculação),extremamente importante na preparação e na postura do indivíduo, agindo diretamente nas articulações devido aos movimentos repetitivos de membros inferiores e também o postural, exigindo de grupos musculares dos membros superiores, coluna vertebral (lombar, torácica e cervical) e abdominais.

Nesta primeira fase escolhi falar sobre o nosso “segundo coração”, que são as panturrilhas (tríceps sural), leva esse apelido pela suas funções, não somente de flexão dos joelhos, mas também esse grupo mesmo relaxado realiza pequenas contrações ocasionando assim o auxílio ao bombeamento do sangue venoso de volta ao coração.

Mesmo com a utilização de tênis ou sapatilhas, este é o principal grupo muscular que irá ativar, proteger e manter a articulação do tornozelo, tão exigida nos movimentos cíclicos do pedal. Levando ainda em consideração que, em algumas vezes, o atleta deverá descer da bike e empurra-la, utilizando muito mais a flexo/extensão desta articulação (ponta de pé).

Alguns exercícios específicos para este grupo muscular:

  • Flexão plantar no banco;
  • Flexão plantar em pé;
  • Flexão plantar no leg press.

É importante salientar que, antes de iniciar qualquer atividade física, procure um ambiente com profissionais qualificados e regularizados pelo Conselho de Educação Física de sua região (UF), assegurando ainda mais a periodização de seu treino.

 

RAFAEL JANDRE

Cref/SC 12822

4 Comments on “Dicas de Musculação para ciclistas

Rogério
30 Novembro, 2017 em 21:32

Valeu obrigado, continuem com as dicas parabéns pela iniciativa.

Responder
Rafael Jandre
1 Dezembro, 2017 em 14:18

Grande abraço Rogério e bons treinos!

Responder
Ishi
1 Dezembro, 2017 em 10:55

Parabéns (y), boas dicas.

Responder
Thomas
6 Dezembro, 2017 em 8:02

Obrigado pelas dicas e parabéns pelo trabalho!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *