Treinamento

Importância do Treinamento resistido para Ciclistas

O processo do treinamento esportivo envolve a repetição de exercícios delineados para induzir destreza na execução de habilidades motoras especializadas e desenvolver alterações estruturais e funcionais que possam maximizar o desempenho.

O treinamento resistido também tem sido utilizado com sucesso no aumento do desempenho de atletas de alto nível, através dos seus benefícios associados à melhora da potência e capacidade aeróbica, flexibilidade, resistência muscular, e principalmente força e potência muscular. 

 Aumentar a capacidade do corpo em prolongar esforços repetitivos tanto de alta quanto de baixa intensidade (aumentar o tempo até a exaustão) pode ser considerado como um fator que indica melhora no desempenho de resistência (ANTONIAZZI et al., 1999).

Na modalidade esportiva  em que os autores relatam que o treinamento físico é feito de maneira a simular as ações motoras de uma prova. Visto a grande expressão do ciclismo brasileiro em campeonatos mundiais e olímpicos nos últimos anos, estes fatos nos permitem concluir que o treinamento especial, tanto de força como de endurance são benéficos e importantes para o ótimo desempenho esportivo.

Leonardo Alves

CREF 023206-G

Treinador, professor e especialista em Biomecânica