Musculação para os membros superiores com Rafael Jandre

Musculação para os membros superiores com Rafael Jandre

Você já pensou em que exercícios fazer para fortalecer os membros superiores para a prática do MTB?

 

Dando continuidade as dicas do professor/atleta Rafael Jandre da Academia Elemental, vamos falar em segundo plano dos nossos membros superiores (mãos, braços, antebraços e ombros). Caso você não tenha lido a sua primeira dica sobre musculação para ciclistas, veja aqui.

Engana-se aquele que apenas prioriza o ganho de massa nas pernas para o ciclismo, os membros superiores tem a função de amortecimento, sustentação e execução do comando de movimentos no ciclismo.

Os Ombros por sua vez, são exigidos na questão postural do atleta, principalmente em descidas a força gravitacional faz com que eles recebam uma carga maior.

Os braços e antebraços bem como a articulação dos cotovelos sofrem ações constantes no Mountain Bike, é esse o grupo a ser recrutado no quesito “leitura do terreno”. Como por exemplo a transposição de valos, solavancos, escaladas e tomadas bruscas de direção.

As mãos e a articulação dos punhos. Principalmente os músculos flexores da mão são os mais exigidos, pois são os que executam a pegada no punho do guidão, bem como os dedos à manusear as manoplas de freio e trocadores das marchas.

Alguns exercícios específicos para estes grupos:

OMBROS:
#Puxada vertical c/ barra;
#Elevação frontal c/ halteres;
#Desenvolvimento c/ halteres;
#Elevação lateral c/ halteres.

TRÍCEPS:
#Tríceps polia;
#Tríceps corda;
#Tríceps testa.

BÍCEPS:
#Rosca direta;
#Rosca Scott;
#Rosca alternada;
#Rosca alternada (martelo).

MÃOS e ANTEBRAÇOS:

#Rosca direta (mãos em pronação);
#Flexão dos punhos com barra;
#Extensão dos punhos com barra;
#Flexão de mãos (Hand Grip).

É importante salientar que, antes de iniciar qualquer atividade física, procure um ambiente com profissionais qualificados e regularizados pelo Conselho de Educação Física de sua região (UF), assegurando ainda mais a periodização de seu treino.

RAFAEL JANDRE
Cref/SC 12812

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu