Close

14 Fevereiro, 2018

O Desafio dos Rochas e a superação das mulheres

Atletas contam como o evento contribui para a superação pessoal

Foto: Arquivo pessoal Ana Claudia

Quando se pensa em participar de uma competição esportiva a primeira ideia que vem à cabeça é conseguir chegar entre os primeiros colocados. Esta é a meta de muitos. Mas quem participa do Desafio dos Rochas – considerada a maior competição de mountain bike do Sul do Brasil – quer muito mais: quer superar desafios pessoais!

É o caso de muitas mulheres atletas que escolhem especialmente o Desafio do Rochas para mostrar toda a força que têm para conquistar novos passos. E este novo olhar para o evento é contagiante. A começar pelo número de mulheres inscritas: na primeira edição do evento, em 2013, foram 37 inscritas. Agora, em 2018, o número já supera 100 inscrições, o que representa cerca de 15% do total de inscritos.

E a superação foi o caso de três amigas de Iraí (RS). Ana Claudia Stefeni Zanato junto com a amiga Mônica convidaram Sandra para competir na categoria Amador. É a primeira vez que elas vão participar do Desafio. E o motivo é muito especial. “Há dois anos, a Sandra teve um sério problema de saúde nos pulmões e para tentar animar nossa amiga, começamos a pedalar juntas. E ela se apaixonou pelo ciclismo. Estamos pedalando juntas há cerca de um ano”, disse.

Ana Claudia disse que a escolha em participar pela primeira vez do Desafio dos Rochas se deve a dois motivos: “queremos superar nossos desafios e também queremos comemorar o aniversário da Sandra nos desafiando no pedal mais difícil do Sul do Brasil”, disse Ana Claudia, lembrando que a Sandra faz aniversário na semana que ocorre o evento.

 

A história destas três amigas é uma entre tantas outras. Hanna Paula Bertol, de Jaraguá do Sul (SC) também entrou para o ciclismo depois de uma superação pessoal. “Tudo começou após muitos anos de crítica à minha irmã que é ciclista. Um dia tomei coragem e deixei de lado o meu orgulho e fui acompanhar a chegada da minha irmã, Kianne Carla Bertol em uma competição de MTB”, disse. Foi aí que a história tomou outra direção.

Hanna conta que a história das duas nunca tinha sido de muita cumplicidade “ouso dizer que nem de amor. Éramos muito diferentes e nem conversávamos, cada uma vivia em seu “mundo”, disse. O interesse de Hanna foi crescendo e ela começou a pedalar junto com a irmã. E em meados de 2017 viu um vídeo do Desafio dos Rocha e não teve dúvidas: convidou a irmã para participar e fazer dupla com ela. Tinha um pouco de receio na resposta da irmã, justamente pelo histórico de críticas. Mas a resposta veio cheia de emoção.

“Minha irmã decidiu fazer o percurso amador para me acompanhar. Mesmo podendo competir, ela abriu mão de poder demonstrar seu potencial em razão do amor, cumplicidade, felicidade e agora companheirismo, que temos uma com a outra”, contou. “E essa é a minha razão em participar do Desafio, pretendo concluir a prova por uma superação pessoal e para selar o amor e a cumplicidade que sinto pela melhor irmã do mundo, Kianne Carla Bertol”, completa Hanna.

“São histórias comoventes como estas que inspiram e fazem do Desafio dos Rochas uma prova de plena superação. Isso nos enche de orgulho e nos incentiva a oferecer uma estrutura completa para dar condições a todos que nos procuram para competir, seja no amador, sport, pró ou simplesmente pedalar que é o caso do cicloturismo”, disse. José Carlos Rocha, um dos organizadores do evento.

E se você tem interesse em participar ainda dá tempo: o quatro lote de inscrições segue até dia 10 de março, no valor de R$ 260,00. O prazo limite é 31 de março com quinto e último lote de inscrições.

O Desafio dos Rocha 2018 tem a Supervisão FCC, nº 039/2017 e conta com os seguintes patrocinadores Audax Bike, Twins Bike Shop, Schornstein, Solifes, Thule, Bodyaction, FILA, Banana Brasil, Continental/Royal Pro, SOL Sports, Sram, Contraste Comunicação Inteligente, Raiz Bo, Prefeitura de Pomerode e Fakini Malhas.

6ºDesafio dos Rochas
Inscrições quarto lote
: até 10 de março
Último dia de inscrições: 31 de março
Evento: 21 e 22 de abril
Local: Teatro Municipal de Pomerode (SC)
Mais informações: www.desafiodosrochas.com.br ou www.facebook.com/desafiodosrochas

 

 

 

One Comment on “O Desafio dos Rochas e a superação das mulheres

Marisa Basílio Lopes
6 Abril, 2018 em 22:50

Estou muito feliz em participar, realmente vai ser desafiador pra mim , comecei pedalar logo após completar 40 anos, tarde ??? Antes tarde do que mais tarde, o amor pelo ciclismo foi imediato, primeiro pelo cicloturismo e agora pela adrenalina da competição, será apenas a minha 3ª prova e o que mais quero com toda essa minha determinação, é inspirar ,contagiar e convencer mais mulheres a participar, mostrar que sim, é possível, se superar e o Desafio dos Rochas é isso sinônimo de dificuldade e superação de seus limites!!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *